domingo, 2 de março de 2008

Equilíbrio Iônico da Água

A água é formada por moléculas de H2O, vamos considerar um recipiente contendo água pura. Será que as moléculas de H2O sofrem alguma interação iônica? A resposta a essa pergunta é sim, pois as moléculas nos líquidos estão em constante movimento, sendo assim, é lógico esperar que ocorram entre elas vários tipos de colisões. Ocorre uma transferência de próton (H+) de uma molécula para outra quando duas moléculas de H20 colidem ordenadamente e com suficiente energia. Essa transferência é representada na equação abaixo:



Experimentos demonstram que quando a água, limpa ou misturada com solvente, se ioniza num espaço pequeno origina o equilíbrio: Observe que houve a formação dos íons: H3O+ (íon hidrônio) e OH- (íon hidróxido). É por isso que esse processo é chamado de Ionização da água.As concentrações de íons H+ e OH- que estão no equilíbrio diversificam com a temperatura, porém constantemente estarão iguais entre si:


água → [H+] = [OH-] Em uma água pura a 25 ºC, as concentrações em mol/L de H+ e OH- mostram um valor igual a 10-7 mol. L-1. Água pura medindo 25 ºC → [H+] = [OH-] = 10-7 mol . L-1

Um comentário:

Chiensetchats disse...

Meninas, gostei do blog. Entretanto vocês precisam citar as fontes da pesquisa de vocês! Pois os textos apresentados são trechos de outros autores! Ok? Não encontrei o texto de autoria de vocês. Lembrem que o mais importante é está produção! MAS de qualquer forma as curiosidades e as explicações estão muito legais!! PArabéns!!!!