quinta-feira, 21 de agosto de 2008


Radioatividade ( aplicações, necessidades, problemas)


RADIOATIVIDADE é um processo no qual um núcleo com Z prótons e N neutrons pode se transformar em outro núcleo com Z e N diferentes. Esta transformação é chamada desintegração nuclear, sendo acompanhada por emissão de radiação. Por este motivo, estes núcleos instáveis são chamados radioativos.
A radioatividade é provavelmente a forma de poluição que causa mais medo. Não é como as outras, que podem ser vistas ou cheiradas. Seus efeitos sobre os seres vivos não podem ser sempre previstos e podem demorar anos para se manifestar. A poluição radiativa tem-se tornado motivo de grande preocupação desde a última guerra mundial, uma vez que seus efeitos podem causar sérios danos às populações vegetais e animais nas diversas regiões da Terra.
Os produtos radiativos podem ser lançados no meio ambiente através de:
- à explosões atômicas;
- à água utilizada para o resfriamento dos reatores de usinas nucleares;
- à detritos atômicos formados nessas usinas.
Estamos sempre expostos a radiação que vem do espaço ou emana da terra. De toda a radiação que recebemos 87% têm origem natural. O restante provém principalmente de tratamentos médicos.
A radioatividade é muito benéfica na desinfecção de materiais médicos pois não destrói o material, não deixa resíduos e mata as bactérias e vírus que podem estar presentes nos materiais. Isso pode ser feito com alimentos também, uma vez que a irradiação de materiais não os torna radioativos nem perigosos.Os elementos radiativos, entretanto, quando bem manipulados, podem ser muito úteis ao homem. Por exemplo, o césio 137 e o cobalto 60 são muito utilizados em tratamento de tumores cancerosos ou em bombas que se prestam à esterilização de insetos nocivos à agricultura.


A radioatividade têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), tem grande utilização para geração energia nuclear, entre outros benefícios

Quando atingido pela radiação é impossível perceber imediatamente já que, diferente de uma bala de revólver, por exemplo, cujo efeito é constatado na hora, a radiação não provoca nenhuma dor ou lesão visível. Ela ataca as células do corpo individualmente, pode afetar os átomos que estão presentes nas células provocando alterações em sua estrutura.Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou somente apresentar problemas aos seus descendentes (filhos, netos), pois uma pessoa que recebeu a radiação sofre alguma alteração genética produzida pela radioatividade.


Resumo da aula: RADIOATIVIDADE/ LEIS DE RADIOATIVIDADE


1ª Lei da Radioatividade (lei de Soddy)
: "Quando um núcleo emite uma partícula alfa (a) , seu número atômico diminui de suas unidades e seu número de massa diminui de quatro unidades."
Z X A = 2 a 4 + Z - 2 Y A -4

Ex: 92 U 235 = 2 a 4 + 90 Th 231

2ª Lei da Radioatividade (Soddy-Fajans-Russel)

2a Lei da Radioatividade (Soddy-Fajans-Russel): ‘’quando um átomo emite uma partícula b, transforma–se num elemento com número atômico aumentado de 1 unidades e mesmo número de massa.’’
Exemplo:
90Th 234 --> -1 b0 + 91Pa 234


CURIOSIDADE
Oficialmente, a mais poderosa Bomba detonada foi de 57 Megatons - conhecida como Tsar Bomba - em um teste realizado pela URSS em outubro de 1961. Esta bomba tinha mais de 5 mil vezes o poder explosivo da bomba de Hiroshima, e maior poder explosivo que todas as bombas usadas na II Guerra Mundial somadas (incluindo as 2 bombas nucleares lançadas sobre o Japão). Podemos lembrar que as bombas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki mataram quase 200 mil pessoas, e dizem que até hoje os povos dessas regiões sofrem com a radiação local.Uma dose de 40 nanogramas (cerca de 40 bilionesimos de grama) de Po-210 podem matar uma pessoa, se for ingerido, e 10, apenas 10 nanogramas se inalado. Por serem valores tao pequenos, a contaminaçao de alimentos fica muito fácil.



http://www.brasilescola.com/quimica/a-radioatividade-presente-nosso-cotidiano.htm

Um comentário:

Chiensetchats disse...

Gostei muito do material!!! PArabéns!!!